Atenção, esse guia contém spoilers da história de Cyberpunk 2077
O ano é 2020, a então grande promessa Cyberpunk 2077 é finalmente lançada depois de longos 7 anos de seu anúncio. Milhões de cópias vendidas apenas na pré-venda, o mundo gamer estava em festa, depois de ser adiado inúmeras vezes finalmente seria possível desfrutar do que era então chamado de uma revolução na indústria, um modelo de como os jogos deveriam ser daqui pra frente, as expectativas estavam altíssimas, todos cientes do poder e qualidade da desenvolvedora CD Project Red, que já haviam conquistado seu lugar no mercado com o incrível The Witcher 3: Wild Hunt e todos esperavam no mínimo o mesmo nível de qualidade para Cyberpunk 2077.
O dia de seu lançamento finalmente chega e já com recorde de maior número de jogadores simultâneos em um jogo single-player na Steam, porém o que recebemos não é bem o que esperávamos.
Um jogo todo quebrado, infestado de bugs que afetavam desde gráficos até jogabilidade e história, nos consoles de base o era impossível de se jogar, bugs de áudio no Xbox One e quedas de frame no PS4 em suas versões Fat e Slim além de crash espontâneos em todas as plataformas tornavam o que seria o jogo da década em uma experiência horrível.
Retirado da PS Store uma semana após seu lançamento e prometendo reembolsos como se não houvesse amanhã a CD Project Red caiu em desgraça perdendo ações e um pouco de credibilidade no mercado. Prometendo consertar o jogo, revelaram que seria lançados gigantescos patchs de atualizações e hotfixes para tornar o jogo, bom, jogável.
Hoje, 5 meses após seu lançamento Cyberpunk 2077 apresentou uma melhora considerável, o jogo se encontra agora da forma que deveria ser lançado, ainda com pequenos bugs, mas até então nada que comprometa sua jogatina. Um bom exemplo para se comparar aqui é o Batman Arkham Knight, desenvolvido em 2015 pela Rocksteady Studios que devido a bugs foi um fracasso em seu lançamento, porém depois de muito trabalho e pedidos de desculpas dos seus desenvolvedores hoje o jogo pode ser considerado uma obra de arte e um clássico obrigatório para os fãs do morcegão.
Posso arriscar dizer que esse é um ótimo momento para se jogar Cyberpunk 2077 pois ainda pode ser considerado um lançamento e seu valor em mídia física, que conta com vários brindes como mapa de Night City, manual e adesivos, já chegou em R$90,00 em lojas oficiais como a Amazon. Em seu estado atual é possível finalizar o jogo sem grandes problemas, basta ter um pouco de paciência.
Se você, assim como eu, em algum momento de insanidade resolveu platinar esse jogo aqui vai um guia para te ajudar nessa jornada. A platina pode até ser considerada fácil em termos técnicos, porém ela também é um grande teste de paciência. Não possui troféus de dificuldade nem troféus online o que facilita muito no processo.
Cyberpunk 2077 possui 45 troféus sendo o último o troféu de platina "Never Fade Away" que aparece automaticamente conquistando o ultimo troféu da sua lista.
Aqui peço uma atenção especial aos troféus perdíveis pois caso nãos os consiga você precisará começar um novo jogo. Eles são:
⦁ "O Diabo" - Ajude o Takemura a vingar a morte do Saburo Arasaka.
Esse troféu é relacionado a um dos finais, porém para conseguir "desbloquear" esse final é necessário salvar o Goro Takemura na missão "Tropa de Elite". (mais informações abaixo)
⦁ "Mão de Prata" - Colete todos os itens outrora pertencentes ao Johnny Silverhand
Ao longo do jogo você vai encontrando missões no qual há itens que antes pertenciam ao Silverhand, um exemplo disso é na missão ... onde com a rogue você consegue o Porsche do Johnny. O porém desse troféu é relacionado a um item em especifico - as calças do Silverhand - que você encontra na missão chamada "Psicofã". Nela você deverá invadir um prédio e roubar uma guitarra e nesse meio tempo você encontra as calças do Johnny em uma mala dentro do apartamento, porém é preciso ficar bem atento na exploração pois uma vez que você finaliza a missão você não poderá voltar ao prédio em questão.
⦁ "O ronco do motor" - Compre todos os veículos disponíveis
Esse é sem dúvida, na minha opinião, o troféu mais insuportável do jogo pois ele pede que você compre todos os veículos da lista de "carangas" (esse nome é péssimo). o que complica essa tarefa é que alguns veículos são extremamente caros e você não ganha tanto dinheiro durante a campanha, assim você precisa economizar cada edinho obtido não podendo gastar com armas, roupas, modificações e etc. São ao todo 27 carros e você deverá gastar cerca de €$ 1.798.000. Lembrando que para desbloquear todos os caros para compra você precisa completar as missões dos canais em cada distrito pois são eles que lhe oferecem os carros para venda.
⦁ "Método Stanislavski" - Use uma opção de diálogo relacionada ao rumo de vida de V 10 vezes.
Basicamente você precisa escolher 10 vezes linhas de diálogos relacionados a sua origem (Nômade, Marginal ou Corporativo). Essas são opções de diálogos bem frequentes, porém você pode perde-los se não prestar atenção.
Agora temos troféus que não são necessariamente perdíveis, porém requer muita atenção pois depende de distribuição de pontos para se aplicar em atributos e como o nível máximo que você pode chegar é 50 você só poderá obter 50 pontos ao longo do jogo. São eles:
⦁ "Dez, nota dez" - Chegue ao nível máximo de qualquer habilidade
esse pode ser considerado um troféu perdível pois é preciso chegar ao nível 20 de um atributo e também chegar ao nível 20 de alguma habilidade dentro do atributo (por exemplo pistolas, katana, hack rapido, criação, etc..). Você deve tomar cuidado com isso pois há um limite de pontos distribuídos no jogo e o nível de habilidade só pode ser aumentado proporcionalmente ao nível do atributo. Por exemplo se você tiver 14 em corpo você só poderá chegar ao nível 14 nas habilidades, mesmo que você use muito uma habilidade ela vai estagnar no nível do atributo referente à habilidade
⦁ "O tesão do Artesão" - Crie 3 itens lendários
Esse troféu requer 18 Pontos de Atributo em Habilidade Técnica. Isso é necessário para comprar o privilégio “Edgerunner Artisan(cplocar portuges)”, que permite a você criar itens lendários. Também é necessário que você componentes lendários que você encontra nos loot e desmontando armas
⦁ "Ataque surpresa de natal" - Conclua um minijogo de protocolo de invasão com no mínimo de 3 daemons carregados
Deve-se colocar alguns pontos de vantagem nas vantagens Inteligência> Protocolo de violação para obter 3 Daemons para usar em um hack de violação
⦁ "Câmera lenta, gatinho rápido" - Mate ou incapacite 50 inimigos enquanto o tempo está desacelerado
Requer um implante "Sistema Operacional - Dynalar Sandevistan MK.1" que tem um efeito de tempo de desaceleração (comprado no medicânico de Wellsprings em Watson.) e você também deve comprar a vantagem Multitarefas da árvore de habilidades Corpo> Atletismo (requer 11 pontos de atributo no corpo e 1 ponto de vantagem).
Se você estiver em dúvida em relação a como conseguir um troféu abaixo estarei explicando de forma mais detalhada abaixo.
Troféus relacionados à história:




