terça-feira, 10 de janeiro de 2023

365 Músicas #11 - "Return of The Mack", do Mark Morrison







Álbum: Return of The Mack
Gênero: R&B
Duração: 48:49 (13 faixas)









Essa musica não tem muito segredo: "Return of The Mack" é uma música que me anima quando estou triste, não importa o que acontece. Até por que na letra, mesmo que role algo que te destrua, você precisa retornar e mostrar o quanto você pode fazer aquilo.

É lógico que no caso da música, o Mark Morrison foi traído pela sua ex-namorada e ele precisava mostrar que ele era capaz de superar e seguir em frente com os seus planos (mesmo que no clipe, quando a ex vai no clube onde tá se apresentando, ele cantando "você mentiu pra mim e esse é o meu retorno").

Mas, essa música consegue me levantar e me animar, não importa o que aconteça. 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

365 Músicas #10 - "Back To Life (However Do You Want Me)", do Soul II Soul





Álbum: Club Classics Vol One
Gênero: R&B
Duração: 44:54 (10 faixas)











Eu sei que o ser humano evoluiu bastante para criar aplicativos para descobrir músicas, desde que a internet e os celulares smart se tornaram acessíveis para as pessoas. Mas... Quando você é mais novo e tá assistindo "Um Maluco no Pedaço" pela primeira vez na vida, muito provavelmente você não tinha essa tecnologia em mãos quando essa música tocou. 

E mais doido ver o quanto de cultura e coisas interessantes para se descobrir, foram mostrados em menos de um minuto de cena que essa música toca no piloto da série do Will Smith.

O Soul II Soul é basicamente um grupo britânico dos anos 80/90 de R&B e Pop que explodiu muito, nos clubes com um, já clássico deles, (e que você deve conhecer, graças ao GTA: San Andreas) "Keep on Movin'", muito por conta da forma que a voz da vocalista Caron Wheeler se encaixa com o instrumental e, te entregava uma sensação de curtição e tranquilidade ao ouvir a música. O sucesso dessa música foi tão grande que, com o lançamento do segundo Single "Back To Life" (que a música que estamos recomendando) explodiu mais ainda o sucesso da primeira música, rendendo até mesmo um Grammy.

E essa música fez todo um legado, aparecendo em vários filmes e programas de TVs, onde um desses era simplesmente "Um Maluco no Pedaço", em uma cena do piloto onde o Will tá colando na parede do quarto, um poster do Malcolm X.

365 Músicas #09 - "Unholy Confessions", do Avenged Sevenfold






Álbum: Waking the Fallen
Gênero: Metalcore
Duração: 68:49 (11 faixas)







Ir de "Wish Me Luck" para "Unholy Confessions" é a definição de 0 a 100. E a ideia do 365 Dias de Música é essa: trazer essa mistura louca em uma playlist. 

Eu gosto muito de "Unholy Confessions", tanto no álbum quanto ela Ao Vivo. Essa música é uma música que dispara o meu coração e me dá uma energia, na qual eu nunca imaginei que tinha. Essa é uma música que gosto de ouvir, por exemplo, quando vou começar uma partida competitiva no Valorant. Parece que fico com a mira mais afiada, quando eu fico ouvindo ela, enquanto procura partida e o time escolhe os seus agentes. 

E o bacana é que "Unholy Confessions" é uma música que tem uma produção muito bem feita, pois ouvindo ela sozinha, funciona perfeitamente. Mas quando você escuta no seu álbum, "Waking The Fallen", você NÃO SENTE as transições das músicas que antecedem e dá sequência a ela. É uma transição muito fluida.
 

sábado, 7 de janeiro de 2023

365 Musicas #08 - "Wish Me Luck", do Wallows



Artista: Wallows

Gênero: Indie, Shoegaze

Duração: 03:23


 


Sim, estou comentando sobre essa banda novamente. Sim, foi sequencialmente e parece que estou sendo um fanboy dos caras; mas tem algo nessa musica que não sai da minha cabeça e eu não sabia o motivo. 

Para começar, ela é uma regravação que eles fizeram para o Amazon Music como uma forma de movimentar a plataforma de streaming, então sim, eu já tinha escutado antes no EP deles; mas essa versão, mais uma vez, me pegou e não sabia o motivo. 

Não sabia até vê-la em uma playlist de mix de um estilo de musica que muita gente não curte muito, que é: o shoegaze. E essa regravação é o puro creme do shoegaze que já escutei em todos os tempos.

Para quem não conhece, o shoegaze se trata de uma variação do pop psicodélico, garage rock e um pouco de rock alternativo. Muito da sonoridade, dão um aspecto de fluidez entre as cordas da guitarra e o vocalista, que remetem um pouco do ar de sonho (por isso que, as vezes, o shoegaze também é relacionado com o dreampop). Uma banda que é muito conhecida por ser um precursor do shoegaze é o My Bloody Valentine - que fica como uma recomendação, alias. 

Esse single entrega o que pode ser representado no shoegaze: guitarras fluidas, a parte lírica da música se fundindo com o instrumental e a bateria, presente em segredo, marcando o tempo necessário. E eu amo essa forma que a música toca.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

365 Musicas #07 - "I'm Full", do Wallows

 

Álbum: Nothing Happens

Artista: Wallows

Gênero: Indie pop rock

Duração: 38:47 (11 faixas)

Faixa favorita: #10 - I'm Full



Muita gente pode falar que Wallows é bandinha adolescente, mas os caras têm um potencial enorme. Simplesmente pelo fato de serem uma espécie de punk-rock com aspecto de "pôr-do-sol em um verão na praia". 

"I'm Full" é uma música que é assim, tal qual TODAS do álbum Nothing Happens. Eu adoro a ideia de que sempre rola um monte de coisas, que achamos que vai nos marcar para sempre e, no fim, não acontece nada e tudo se reinicia em um perfeito ciclo. 



quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

365 Musicas #06 - "Pictureboard", por Linkin Park




Álbum: Hybrid Theory - 20th Anniversary Edition

Artista: Linkin Park

Gênero: Nu metal

Duração: 265mins (80 faixas, divididos em 5 CDs)

Faixa favorita: #70 - Pictureboard




Para mim, é uma sensação muito agridoce, pensar que a última inédita da banda é uma das primeiras músicas que ficou de fora dos primeiros CDs. E junto dessa sensação, vem (o que vai ser eterno) o arrependimento de não ter ido no último show do Linkin Park no Brasil. Mesmo que, de princípio, "One More Light" seja todo fora da curva das primeiras músicas da banda, eram músicas inéditas dos caras e, agora, com o fato de não termos mais o Chester, meio que restou só as demos da edição de 20 anos do Hybrid Theory - junto dela, "Pictureboard". 

Linkin Park é, com toda a certeza, a minha banda favorita de todos os tempos e, não importa quanto tempos eu tenha de sobra, eu nunca conseguirei "Pictureboard" inteira, antes de repeti-la umas 5 vezes, sem sentir a sensação de feliz-e-triste: feliz por ter uma música inédita e triste por ser a última. 


quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

365 Musicas #05 - "My Universe", por Coldplay e BTS

 


Album: Music of the Spheres

Artista: Coldplay

Genero: Pop Rock

Duração: 41:53 (11 faixas)




Para aqueles que não sabem, além de fazer as coisas para a PWStudios, eu sigo (por enquanto) a vida comum de um jovem CLT. Com isso definido, é muito comum passar algumas horas na rua, dentro de um ônibus, vendo o tempo passar pela janela. Como gosto de Coldplay, "My Universe" acabou aparecendo no meu feed do Spotify para escutar. Para se ter uma ideia, eu não tinha ciência de que já havia sido lançado o (até então) novo CD dos caras e, confesso, foi bem surpreendente ver os caras com uma música com o BTS.

Quando "My Universe" apareceu pra mim, lembro com tranquilidade, que escutei ela por uma hora em looping; vendo o sol nascer na pista, indo pra fábrica onde trabalho. E foi uma vibe tão diferente que me marcou demais. Foi tão marcante que apareceu em uma posição considerável na minha playlist de "Mais Tocadas de 2022". Por conta disso, merece uma posição honrosa na nossa playlist de 365 músicas.


terça-feira, 3 de janeiro de 2023

365 Musicas #04 - "The Color Violet", por Tory Lanez

 



Álbum: Alone at Prom

Artista: Tory Lanez

Gênero: Synth-pop

Duração: 35:50 (11 faixas)




Confesso que foi uma mistura de sentimentos, colocar esse artista aqui na lista; mas no caso desse álbum, é uma boa indicar. Essa é uma daquelas joias escondidas que o YouTube recomenda, sem mais nem menos, para aparecer no seu feed. E eu tenho o costume de sempre ver os clipes que aparecem várias vezes, só para "expandir" o meu repertório.


E foi assim com "The Color Violet", da mesma forma do álbum inteiro "Alone at Prom" do Tory Lanez. E que CD é esse, sério. A ideia é que ele serve como uma homenagem para as músicas do anos 80, no gênero R&B, na mesma linha do "Thriller" do Michael Jackson. Para se ter uma ideia, esse CD foi lançado só como uma brincadeira, já que o verdadeiro trabalho do Tory Lanez daquele ano, já tinha sido lançado - o PLAYBOY em Março de 2021 e o PLAYBOY LIVE em Maio de 2021. O doido é que "Alone at Prom" fez isso ANTES do "Dawn FM", do The Weeknd, e foi COMPLETAMENTE ignorado pela mídia especialista. Mas não aqui.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

365 Musicas #03 - "NEW MAGIC WAND", por Tyler, The Creator

 


Álbum: IGOR

Artista: Tyler, The Creator

Gênero: Hip hop, R&B

Duração: 39:43 (12 faixas)

Musica recomendada: #06 - NEW MAGIC WAND



New Magic Wand é um absurdo sonoro para mim. A primeira vez que escutei, me fez mudar de ideia sobre as musicas do Tyler, The Creator; tanto que IGOR é o meu álbum favorito dele. Toda a produção, o visual, a historia que foi criada para o álbum; tudo foi condensado através dos primeiros segundos da música. New Magic Wand, em especifico, mostra o ápice da loucura que o personagem IGOR vive por conta de uma paixão não correspondida. De inicio, se você pega do meio do caminho, realmente é algo maluco de se curtir, mas a ideia de IGOR é que ele seja um álbum para se escutar do inicio ao fim, sem pausas, sem interrupções, do começo ao fim. Mas, se eu fosse obrigado a SOMENTE indicar uma musica deste album, New Magic Wand é a escolhida.

domingo, 1 de janeiro de 2023

365 Musicas #02 - "Out of Time" por The Weeknd

 

Álbum: Dawn Fm

Artista: The Weeknd (provavel que ele vá aparecer bastante por aqui)

Gênero: Dance-pop com nuances de synth

Duração: 51:49 (com 16 músicas)

Musica recomendada: #07 - Out of Time



    Eu tenho uma experiência particular com essa musica. Para divulgar o álbum, The Weeknd fez uma parceria com a Amazon Music e, antes do lançamento do CD, foi lançada uma "listening party" pela Twitch, para os fãs escutarem primeiro o lançamento. Quando essa musica tocou as suas primeiras notas, no chat da Twitch, eu acabei sendo o primeiro e único a reconhecer a origem do sample - se trata de uma musica pop japonesa dos anos 80, "Midnight Pretenders". E, de verdade, o momento catártico de reconhecer o sample para absorver a letra da musica, foi algo que me fez girar a chave da minha mente. Out of Time é uma musica de aceitar que é tarde demais de se fazer algo, de tentar reverter algo que já acabou e é isso ai... não tem o que fazer. No fim, tudo o que restava era escutar a melodia da musica e tentar seguir em frente.

    Não é por nada, mas Out of Time se tornou a musica que eu mais escutei em 2022, fazendo The Weeknd se tornar o artista que mais escutei no ano de 2022.